Você já deve saber que o Pinterest é uma rede social que inspira pessoas, especialmente jovens, a ter ideias e experimentar novas possibilidades de produtos, em diferentes áreas. As pessoas entram em busca de boas inspirações e referências relacionadas à beleza, ideias de DIY (faça você mesmo), destinos para viagens, culinária, moda e diversos outros assuntos. Funciona como um catálogo de referências, tendo como diferencial a personalização de interesses.
Confira no artigo:
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Milhares de ideias são compartilhadas pelo mundo por meio do Pinterest
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Jornada de Compras do seus clientes pode começar no Pinterest
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Anúncios devem ser feitos em conjunto com conteúdos
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Entenda os tipos de anúncios que dão mais resultado no Pinterest
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Entenda e use os diferenciais desta plataforma ao seu favor
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Marcas podem fazer parcerias com criadores de conteúdo no Pinterest
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Pinterest faz parcerias com marcas e aí pode estar a oportunidade da sua empresa
Diante da grande oportunidade que ela representa para as empresas, que podem oferecer conteúdos e inserir produtos, listamos 7 dicas para que você a utilize também nas ações e estratégias de Marketing da sua empresa:
Dica 1
Milhares de ideias são compartilhadas pelo mundo por meio do Pinterest
São milhares de ideias compartilhadas, todos os dias, por pessoas comuns, pessoas famosas, marcas poderosas e também acessíveis.
O Pinterest gera, portanto, ideias para a vida das pessoas, de todas idades, classes sociais e renda.
Claro que muito dinheiro circula por meio dessa interação tão rica. Compartilhe as ideias de projetos que envolvam os produtos e serviços da sua empresa também.
Dica 2
Jornada de Compras do seus clientes pode começar no Pinterest
Os usuários do Pinterest estão no que chamamos de “começo da Jornada de Conversão”, por isso, o tempo entre pesquisar uma ideia de projeto, ver um produto e adquiri-lo, pode levar apenas 20 dias.
Ou seja, ele pode ver o seu anúncio durante as suas buscas por referências e ideias, e comprar algo que oferece em menos de uma ou duas semanas.
Isso é bastante incomum em outras redes sociais, que costumam levar mais tempo até fechar uma venda.
Dica 3
Anúncios devem ser feitos em conjunto com conteúdos
O bom resultado é consequência da possibilidade de encontrar cada perfil, de forma bem direcionada.
Os anúncios podem ser, da mesma forma, bastante focados, se tornando mais interessantes e atrativos, sem a necessidade de vendas tão diretas.
De um lado, estão as pessoas, em busca por novidades. E, de outro, está a sua empresa e tantas outras, com algo a oferecer. Só que isso pode ser feito como sugestão, sem encher a caixa de e-mail e a paciência do seu futuro cliente.
O que tudo isso quer dizer? Que você pode encontrar o público certo para o seu produto.
Entenda melhor este tópico:
Anúncios do Pinterest focam na ideia e não em marcas e produtos
Para justificar esse sucesso, a plataforma orienta bem seus parceiros e recomendam que sejam interessantes em seus anúncios. O Pinterest faz isso por meio de uma otimização que valoriza e “premia” a criatividade.
90% dos anúncios, segundo o Pinterest, não são relacionados a marcas e produtos.
Mas, sim, estão relacionados a um design inovador, roupa descolada, arte interessante e alguma ideia incrível. Estão relacionados a algo que está rolando no momento.
Anúncios de conteúdos saem na frente no Pinterest e na vida
Os anúncios de conteúdos dão mais resultado e são bastante visualizados, porque, assim como nós, as pessoas amam dicas!
Você e seus clientes também devem amar. Visto que, seus produtos podem, dentro deste contexto, fazer parte dessa experiência, sempre pensada no usuário, que pode ser seu futuro cliente. Por meio de uma propaganda paga, mas que não incomoda.
Dica 4
Entenda os tipos de anúncios que dão mais resultado no Pinterest
Os anúncios que envolvem conteúdos são os que mais dão resultado. Assim como quando uma amiga te conta como fez para deixar aquela cozinha bacana, usando pouco dinheiro. Um diálogo se inicia, com troca de dicas e, quando você vê, está consultando para comprar um produto igual ao dela.
Isso tem a ver com descoberta, criando a necessidade e desejo.
O princípio do funil de marketing é assim, não é?
Afinal, empresas dispõem de esforço e verba para construir conteúdos para o topo do funil. Ou seja, gerando informações relacionadas à busca daquelas pessoas, no momento da descoberta. O Pinterest, por sua vez, é muito interessante para construção desta jornada do consumidor.
Por isso, na hora de criar os conteúdos, é sempre importante ter a persona que a sua empresa ou marca quer atingir. Ao identificar os interesses, as dores e os comportamentos do seu público, você também identifica a linguagem e quais assuntos deve adotar nos conteúdos. Dessa forma, eles se tornam mais relevantes.
Mas, o Pinterest é uma rede social criativa e com bastante apelo visual, sendo uma plataforma dinâmica e cheia de estímulos para todos os públicos.
A ordem é, portanto, colocar criatividade nas suas publicações.
Fazer marketing no Pinterest também exige constância. Sempre que você publica um pin novo, seus seguidores ficam sabendo disso, já que o Pinterest exibe as publicações em ordem cronológica na aba. Assim, vale a pena se manter ativo com uma frequência de publicações. Tudo é teste.
Pense assim: se o usuário entrou para pesquisar destinos de viagens, como por exemplo as praias mais lindas do Brasil e encontra um destino, pesquisam pelo destino específico e visualizam o anúncio de um hotel ou agência de viagem. Talvez este seja o seu produto ou serviço. As chances dele clicar para compra é grande.
Ou buscam por tendências de moda verão 2022 e encontram um look legal. Já compram na hora.
Em conclusão, a ideia de conteúdos relevantes e focados nos temas de interesse funciona dessa forma.
Dica 5
Entenda e use os diferenciais desta plataforma ao seu favor
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No Pinterest, as pessoas encontram exatamente o que querem nos pins de imagem
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Pensando em atrair marcas e públicos inspiradores, a plataforma está focada em dar espaço aos criadores de conteúdos
A plataforma já divulgou estar focada em criar um espaço para criadores de conteúdo que priorizam a inspiração ao invés da influência e entretenimento.
Pensando nisso, o Pinterest tem criado diversas atualizações voltadas aos criadores de conteúdo, para estimular mais as ações e compras, ganhar dinheiro e fazer parcerias com as marcas.
O último lançamento foi a criação da ferramenta de marcação de produtos nos Idea Pins para todas as contas business nos EUA e Reino Unido.
Neste contexto de crescimento, o Pinterest divulgou, em 2021, um crescimento de 62% na sua receita e o sucesso desta plataforma está relacionado à maneira como ela entrega preferências personalizadas para cada tipo de usuário, entregando somente o que cada um realmente deseja ver.
Para que ocorra essa entrega assertiva, o Pinterest construiu um algoritmo considerado eficaz para busca conforme seus dados pessoais, respeitando as diversidades.
Dica 6
Marcas podem fazer parcerias com criadores de conteúdo no Pinterest
Diferente de quando a plataforma começou, os Idea Pins agora permitem compras. As pessoas vão ao Pinterest para ter ideias e acabam comprando. Esta tendência aumenta com os Idea Pins.
Segundo a plataforma, as pessoas têm 89% mais probabilidade de mostrar intenção de compra de produtos marcados em Idea Pins do que em Pins de produtos. Dessa forma, os criadores de conteúdo podem acessar esse catálogo e aproveitar essa intenção de compra marcando produtos específicos em seus próprios Idea Pins.
No Pinterest, os criadores de conteúdo podem alcançar, ensinar e inspirar os maiores públicos online de entusiastas da beleza, compradores de moda, decoradores, guerreiros da bricolagem, chefs dos jantares em família e muito mais.
Muitos criadores de conteúdo já estão criando conteúdo para compras e ajudando seu público a fazer escolhas inspiradoras. Da mesma forma, muitas marcas aproveitam a oportunidade para se divulgarem ali.
Para os usuários comuns do Pinterest, isso significa comprar diretamente pelos Idea Pins de seus criadores de conteúdo favoritos, transformando inspirações em compras.
Dica 7
Pinterest faz parcerias com marcas e aí pode estar a oportunidade da sua empresa
Criadores de conteúdo com parcerias e que criam conteúdo de marca têm uma forma mais fácil de divulgar parceiros pagos usando uma nova ferramenta que adiciona um rótulo de “parceria paga” aos Idea Pins.
Sabemos que vários criadores de conteúdo fizeram parcerias com marcas e desejam destacar seu conteúdo de marca no Pinterest. Com essa nova ferramenta, chamada “formato beta”, a plataforma permite aos criadores de conteúdo divulgar as marcas diretamente em seus Idea Pins. Dessa forma, assim que a tag for aprovada, o Idea Pin mostrará o rótulo “Parceria paga”.
Com essa ferramenta, os criadores de conteúdo divulgam suas parcerias com as marcas e usam sua experiência com mais facilidade para realmente interagir com as pessoas.
E aí, gostou deste post? Se quer ainda saber mais, então leia o conteúdo: Pinterest inspira pessoas a usar ideias para experimentar e conhecer novas possibilidades de compras