Aumente suas vendas com Inbound Marketing

Inbound marketing

Você quer saber como o Inbound Marketing B2B pode ajudar sua empresa a vender mais e aumentar sua lucratividade com estratégias do marketing digital? Nesse artigo descubra: O que é inbound Marketing, onde surgiu, etapas e como aplicá-lo no seu negócio para aumentar o seu número de clientes e claro, aumentar as vendas B2B!

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing, focado em atrair, converter e fidelizar clientes. 

Ao contrário do Marketing tradicional, o Inbound Marketing faz uso de Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais para atrair clientes por meio de canais online.

Na prática, é uma metodologia eficaz que prioriza o relacionamento com o potencial cliente. Hoje, pode ser considerado como o principal pilar de aquisição de clientes das organizações. 

Os resultados obtidos por meio destas estratégias são ótimos! Vamos descobrir?

atração de clientes com Inbound Marketing B2B

A importância do Inbound Marketing

Ainda mais, após a pandemia, o setor de e-commerce alavancou as vendas e cresceu no Brasil cerca de 75% em apenas um ano, segundo estudo realizado pela NZN Intelligence em 2020. 

Além disso, dados mostram uma forte mudança de comportamento do consumidor, que encontrou mais conforto e comodidade em compras pela internet.

A transformação digital e as grandes mudanças no comportamento do consumidor, alteraram as regras para um marketing de sucesso. 

Diante disso, as empresas precisam criar novas formas de conquistar e manter seus clientes, e o Inbound Marketing é um verdadeiro aliado.

Milhões de empresas do mundo todo, usam essa estratégia de atração que traz excelentes resultados. 

O Inbound explora a criação de conteúdo para gerar relacionamento com clientes ou futuros clientes. Também agrega as campanhas de Google, mídias sociais e blogs.

Quando surgiu o Inbound Marketing?

Em 2009 anos o conceito surgiu nos Estados Unidos e cresce mais a cada dia, se aprimorando no Brasil e sendo usado cada dia mais pelas empresas quando a ideia é investir em Marketing Digital para uma verdadeira performance. 

Todos já sabem que seus clientes estão na Internet, então é preciso falar com eles. 

As pessoas estão em todos os lugares e as empresas também precisam estar nas redes para se conectar com seus leads, oferecendo os serviços e produtos que eles desejam, no momento que precisam e na linguagem que eles entendem.

Diferença do Marketing tradicional e Inbound Marketing

A principal diferença entre o marketing tradicional e o Inbound marketing é simples, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário. Já imaginou diversos clientes indo atrás da sua marca, ao invés da prospecção tradicional? Isso é o Inbound Marketing!

Por isso, antes de sua empresa investir em convencimento, é necessário investir em conhecimento.

Mesmo sem precisar naquele momento, os seus potenciais clientes, já conhecem o seu produto ou serviço e se identificam com a sua marca.

Essa estratégia não só atrai o público-alvo para a compra, como facilita a venda, uma vez que esse cliente em potencial – ou Lead – já conhece a solução a ser oferecida e muitas vezes já enxergou sua necessidade em adquiri-la. 

Atuando em conjunto com o departamento de vendas, a metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas.

Toda estratégia de sucesso deve passar pelas seguintes fases: Atrair, Converter, Fechar e Encantar. E vamos apresentar toda essa estratégia para você! 

Inbound Marketing B2B

Estrutura do Inbound Marketing

Como já citado anteriormente, o inbound marketing é um conceito usado para atrair clientes e gerar conversões.

Nesse caso, é o consumidor que vai até o site da marca, seja por curiosidade, dúvida ou intenção de compra. 

Por isso, as etapas do funil de marketing devem ser levadas em conta na hora de trabalhar a jornada do cliente, dada a importância de cada uma delas:

Topo: descoberta e aprendizado

Na primeira etapa, na grande maioria das vezes, o cliente ainda não sabe que tem uma necessidade de compra.

O lead ainda não conhece a sua empresa ou o que ela oferece.

É um momento no qual ele tem apenas uma dúvida ou curiosidade.

Considerando o primeiro contato do cliente com o seu negócio, a sua marca apresenta uma abordagem leve e não comercial, seu intuito nessa fase não é vender. 

E sim gerar uma curiosidade, gerar confiabilidade na sua marca, aguçar um primeiro sentido de necessidade do seu produto ou serviço.

Meio: disposição e consideração

No meio, o consumidor passa a reconhecer que tem uma necessidade que precisa ser resolvida.

Com base no que ele descobriu por conta própria, com a ajuda implícita do seu conteúdo, esse lead entende que precisa de alguma solução.

É nessa fase que as marcas mostram que elas têm o que o lead precisa e pode ajudá-lo a resolver suas dores.

Fundo: análise e decisão

Por fim, no fundo do funil, as marcas devem amadurecer a ideia de que o consumidor precisa comprar seu produto ou serviço para solucionar o problema identificado na primeira etapa.

Nessa fase são usadas estratégias mais claras para mostrar de que forma é possível ajudá-lo.

Como o próprio nome diz, o cliente analisa e toma sua decisão de compra, por isso é tão importante seguir e criar conteúdos para todas essas etapas, desde descoberta até a compra.

Funil de vendas Inbound Marketing B2B

Inbound Marketing e planejamento

Nosso projeto de Inbound Marketing engloba estratégias consistentes de topo, meio e fundo de funil. 

Mas o que isso significa? 

Os clientes, em sua grande maioria, não chegam em um site prontos para comprar.

Geralmente eles estão reunindo informações em busca de uma solução porque se despertaram recentemente para uma necessidade ou problema, mas ainda não entendem realmente do que se trata.

Quando você possui o tipo certo de conteúdo, você começa a direcionar seu lead, de maneira bem suave, para a compra, oferecendo esses conteúdos, seja e-mail marketing ou SEO por exemplo, que fazem sentido de acordo com a necessidade dele.

As agências de marketing de performance, como a C3dweb, vão gerar confiança da sua marca frente aos clientes em potencial, aproximando sua empresa do perfil de público ideal. 

Depois de nutrir os leads com diversos conteúdos, trabalhamos os contatos qualificados a fecharem negócio.

Fases do Inbound Marketing

A técnica é indispensável nos dias atuais, pois as pessoas são ativas nas redes sociais e, cada vez mais, utilizam mecanismos de pesquisa on-line. 

Portanto, para conquistá-las, é necessário seguir um processo de operação bem delimitado e organizado:

1- Atrair: gerar tráfego qualificado;

2- Converter: transformar os contatos em oportunidades de vendas;

3- Envolver: nutrir a base de contatos;

4- Vender: qualificar leads para a venda;

5- Encantar: iniciar nova jornada, a fim de atrair mais clientes e torná-los promotores da marca.

Um dos benefícios do inbound marketing, certamente, tem a ver com o custo. A estratégia é capaz de gerar uma economia superior a 60%, em comparação com o marketing tradicional. Além disso:

  • Educa o mercado;
  • Atrai novos clientes;
  • Gera oportunidades;
  • Segmenta o público;
  • Estabelece relacionamento com o cliente;
  • Acelera o processo de conversão;
  • Mensura dados reais.

Ações que podem ser realizadas para Inbound Marketing B2B

SEO

SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) e é o conjunto de técnicas usadas para alcançar bom posicionamento de páginas de um site no Google e em outros buscadores, gerando tráfego orgânico.

O seu negócio está sendo encontrado nos motores de busca orgânica? Com os algoritmos cada vez mais refinados, é fundamental saber definir e utilizar as melhores técnicas de SEO em suas páginas e conteúdos.

Marketing de Conteúdo 

Muito mais do que informar, os seus conteúdos precisam conversar corretamente com seus clientes.

E quando trazemos isso para o mercado B2B, é fundamental ter conhecimento e abordar os temas com autoridade e mais tecnicidade.

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, eBooks e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca. 

Com o Marketing de Conteúdo, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto.

CRM

O CRM é uma ferramenta essencial para o Inbound Marketing, pois possuem objetivos comuns: atrair e manter clientes, atender suas demandas com eficiência e fazer com que essas ações auxiliem  no sucesso das vendas e nos resultados financeiros. 

Integrá-los, portanto, é estratégia fundamental para o empresário que deseja ver crescer os negócios.

Com profissionais especializados nas principais plataformas de CRM, como RD Station, é possível realizar um planejamento estratégico, a integração e a automação de processos para o gerenciamento de relacionamento com leads de forma eficiente.

Social Media 

Quando o assunto é inbound marketing, estamos falando de redes sociais ativas e conteúdos de qualidade, ter um social media, pode te ajudar a criar verdadeiros canais de relacionamento e engajamento com a sua marca.

Social Media é o profissional responsável pela gestão dos perfis de redes sociais.

Atualizações e geração de conteúdo para marcas ou personalidades, agendamentos de posts e relacionamento com o público são algumas de suas tarefas profissionais.

Uma gestão eficaz de Social Media, com ações e estratégias elaboradas por especialistas podem ser uma das chaves para o sucesso do inbound marketing B2B para sua marca!

Mas além de conteúdos de qualidade, as imagens e o design são a principal maneira de chamar atenção do seu cliente, por isso é necessário designers criativos para entregar materiais visuais de alta qualidade e com foco na conversão.

Mídias ADS 

O Inbound Marketing B2B também trabalha com estratégias de mídias pagas, como: Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, entre outras.

As mídias pagas também têm suma importância para o crescimento das marcas, além do conteúdo orgânico. 

Isso porque, traz resultados positivos, visibilidade e até vendas, por exemplo, de uma maneira muito mais rápida. Para vendas e inbound marketing B2B, um gestor de tráfego pago, pode fazer toda diferença.

Automação de marketing

Automação de Marketing é o uso de tecnologia para automatizar ações e processos de marketing, reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações, como por exemplo: automação de e-mail marketing.

Portanto, podemos considerar a Automação de Marketing uma das principais ferramentas para nutrir e avançar os leads no funil de vendas até o momento da compra

Inbound Marketing é Indicado para Qualquer Negócio.

Ao nutrir o seu potencial cliente, ou seja, alguém que compraria os seus produtos ou serviços, o educamos sobre o mercado de atuação da sua empresa. 

Assim, você começa a ensinar seus clientes, tarefa que transmite credibilidade a sua marca, antes de tentar vender.

Essa atitude, de se relacionar primeiro e só depois fazer uma oferta, é eficaz e recomendada para qualquer segmento. Incluindo grandes varejistas ou negócios mais segmentados, como empresas do mercado financeiro ou redes de franquias.

O inbound marketing acompanha o lead durante todo o processo de compra e te ajuda a mostrar que a sua marca é a melhor opção, seja para solucionar suas dúvidas e ajudá-lo a resolver seus problemas e dores através de seus produtos ou serviços.

A C3dweb pode te ajudar a implantar essa estratégia dentro da sua empresa e com resultados garantidos! 

Converse agora mesmo, gratuitamente, com um especialista em Marketing Digital da C3dweb!

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