Você já deve saber que o Google Analytics está mudando para uma nova versão! O Google Analytics 4 ou GA4, além de alterar toda a interface da ferramenta, ela muda algumas outras funcionalidades.
Já sabe o que precisa ser feito?
O Google Analytics 4 vai substituir o Universal Analytics. A partir de 1º de julho de 2023, as propriedades padrão do Universal Analytics vão deixar de processar novos hits. Ou seja, o GA3 irá parar de computar os dados do seu site a partir de julho de 2023.
Vale ressaltar que a análise de dados é de suma importância para que os profissionais de marketing consigam compreender a jornada de compra dos seus clientes, trace novas estratégias e atinja os objetivos empresariais.
Apesar de tantas mudanças, fique tranquilo! A C3dweb, de antemão, preparou este artigo recheado, para que você entenda tudo sobre o novo GA4, seus impactos e sua importância!
Confira no artigo:
Sobre o Google Analytics
O Google Analytics é o serviço oficial e gratuito de monitoramento de Marketing Digital do Google. Além disso, o Google Analytics é a ferramenta de monitoramento e análise de sites mais utilizada no mundo.
Ela se integra com outros serviços do Google, como o Google Ads e o Search Console. Com a ferramenta, é possível monitorar o perfil de quem acessa seu site, páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, cidades e outros dados.
Motivos para a mudança
Depois de quase 15 anos com o Universal Analytics, o mercado mudou, o digital mudou e está em constante evolução. Com isso, a ferramenta precisou ser atualizada para as novas necessidades do mercado.
O surgimento de novas legislações a respeito da privacidade dos dados na internet, como a LGPD, e a necessidade de adequação dos veículos de mídia foram alguns dos motivos que levaram à mudança.
Além disso, o GA4 pode ser utilizado em diferentes dispositivos, sejam eles websites, aplicativos ou site e aplicativo. O que não era possível no Universal Analytics.
Vale ressaltar que a partir de julho, a Universal Analytics não irá mais processar dados e sua migração para a nova versão será uma necessidade urgente! Mas você não precisa esperar até lá!
Principais diferenças entre as duas versões
Mensuração
A primeira e principal mudança é a forma de mensuração e processamento de dados. A partir do GA4, a mensuração dos dados não é mais realizada através de pageview, ou seja, o carregamento da página. Então como funciona?
No GA4, os dados são gerados a partir da interação e evento dos usuários. Estes dados são coletados de acordo com cada ação do usuário de forma individual, por exemplo:
Tempo de tela em 1° plano, engajamento de vídeos no site, clique em links, instalação de app, rolagem de tela, download de arquivos e outras interações.
Estes eventos dos usuários podem ser analisados de forma que se adeque à necessidade da empresa, sendo possível adicionar outros dados como traços específicos, valores e geolocalização.
Integração Site e Aplicativo
Outra mudança importante, que motivou a criação do GA4, é a integração do GA entre site e aplicativo simultaneamente, possibilitando visualizar as informações de maneira unificada e com mais precisão.
Ou seja, além de ser utilizado apenas em sites como no caso do Universal Analytics, O GA4 também pode ser usado em aplicativos, ou em aplicativos e sites ao mesmo tempo.
Personalização de dados e relatórios
Com o novo GA4, pode-se escolher quais dados deseja analisar. Assim, coloca-se cada vez mais de lado a utilização de relatórios automáticos, possibilitando uma melhor tomada de decisões.
Agora, você pode fazer análises personalizadas, escolhendo as informações que você deseja ver no momento.
Isso acontece por causa do uso dos eventos, que podem ser qualquer tipo de interação do usuário no seu site ou app.
Dessa forma, fica a critério de cada um definir o que quer ver nos relatórios gerados pelo GA4, considerando os KPIs que achar mais relevantes.
Inteligência artificial
A inteligência artificial é uma tendência cada vez mais forte no mercado. E certamente essa tecnologia será utilizada para melhorar ainda mais o novo GA4.
Com a Inteligência artificial (IA) inserida na plataforma, você consegue saber como anda a conversão dos visitantes do seu site.
Portanto, a IA, analisa automaticamente insights de seu site e/ou app e pode antecipar as ações dos visitantes, como também qual a probabilidade dele tornar-se ou não cliente. Criando uma jornada de compra ainda mais objetiva e visível aos dados.
4 Novas Métricas do GA4
O GA4 também está trazendo algumas novas métricas exclusivas. A nova mensuração dos dados no Google Analytics 4, permite identificar o engajamento e a retenção de seu público. As novas métricas são:
Taxa de engajamento
Representa a porcentagem de sessões em que houve engajamento. Isto é, quando o usuário acessou o seu site ou app, permaneceu com a página aberta por mais de 10 segundos, visitou outras páginas ou realizou alguma ação de conversão.
O GA4 foca no engajamento do visitante, e não na rejeição, como acontecia na versão anterior.
Sessões engajadas
Uma sessão engajada significa que o usuário permaneceu por mais de 10 segundos com a página do seu site em primeiro plano ou interagindo com o seu aplicativo.
A contagem só é realizada se o visitante realmente estiver realizando alguma ação. Caso contrário, essa sessão não será contabilizada pela plataforma.
Sessões engajadas por usuário
Número médio de sessões que cada usuário interage.Ou seja, um único visitante pode retornar ao seu site várias vezes e permanecer por mais de 10 segundos, aumentando o número de sessões engajadas.
Tempo médio de engajamento
Essa métrica mostra o tempo médio que a sua página da web ou app ficou aberta em primeiro plano no navegador do usuário.
Certamente, essas novas métricas trazem evoluções bem interessantes para o nosso mercado digital. Muito mais realista e preciso.
Quando migrar para o Analytics 4?
O GA4 já está disponível e o quanto antes essa atualização deve ser feita. Se você já usa o Universal Analytics, não perca tempo e migre o mais rápido possível para a nova ferramenta.
Por fim, Google Analytics 4 veio para mudar a forma de coleta e verificação de dados, além de dar mais autonomia aos usuários no momento da geração de relatórios. Além disso, é possível compreender de forma mais precisa o comportamento do visitante dentro do seu site ou aplicativo.
Assim, você deve usar os resultados dessas análises para otimizar a sua estratégia de marketing, aumentar a taxa de conversão dos visitantes e conquistar a prosperidade do seu negócio.
Para migrar para o novo GA4 e através de dados reais, elaborar as melhores estratégias, conte com a C3dWeb, empresa especializada em marketing digital de performance.
Certamente, nossa equipe multidisciplinar está sempre preparada para pensar em soluções assertivas para seu negócio, unindo inovação, criatividade e tecnologia.
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