Comportamento de compra do consumidor: o que mudou com a Internet?

É bem verdade que produções como “Mad Men”, “Lobo de Wall Street” e “Delírios de Consumo de Becky Bloom” criam um mundo fantástico, onde o trabalho de comunicadores — sejam eles jornalistas, publicitários ou profissionais de marketing — limita-se a frases impactantes que os levam ao sucesso. Porém, com a Internet, e especialmente após o surgimento das redes sociais, o comportamento de compra do consumidor transformou as práticas e estratégias da área. 

No ambiente virtual, tudo pode ser medido: o engajamento entre o cliente e a marca, a disseminação dos valores de seu negócio entre os consumidores, as visualizações de sua campanha, entre outros. Além disso, o retorno acerca dos produtos e serviços é rápido: bastam algumas horas para que avaliações apareçam em blogs, fóruns ou mesmo na caixa de comentários das redes. É preciso ser ágil.

Quer entender como lidar com os novos desafios do público nestes “tempos modernos”? Siga nossas dicas!

Quais são as principais mudanças trazidas pela Internet para o comportamento de compra do consumidor?

A tecnologia e o comportamento andam de mãos dadas. Se antes as empresas ditavam as informações que disponibilizavam ao mercado, hoje os consumidores possuem mais voz. A reputação de uma marca está diretamente ligada ao que o usuário diz sobre ela. Entenda:

A fidelidade do consumidor

Temos um mundo de possibilidades na palma de nossas mãos. As estimativas da Fundação Getúlio Vargas apontam que, no Brasil, já temos um smartphone por habitante. Com o acesso facilitado à Internet, os consumidores comparam preços, a qualidade dos produtos e lêem resenhas com facilidade. Tornou-se mais difícil manter a lealdade dos clientes. 

Por isso, as marcas precisam investir em ações que conquistem o cliente no primeiro ponto de contato. Também é necessário que você saiba lidar com as expressões de insatisfação dos usuários, mostrando-se disponível para resolver os problemas ocorridos com rapidez. 

Novos canais de comunicação

Nas redes sociais, a sua marca está mais próxima do que jamais esteve dos clientes. A repercussão de suas ações, contudo, pode ganhar proporções inimagináveis. Qualquer deslize pode causar prejuízos para a sua marca.  Por isso, monitore dúvidas, reclamações e comentários pós-compra, agradecendo pelos elogios e amparando clientes frustrados. 

Os novos canais de comunicação também trazem vantagens. Enquanto interagem com seus posts, os usuários deixam uma quantidade de dados importante para entender o comportamento de compra dos consumidores. 

É preciso lembrar que as novas tecnologias trazem novas possibilidades de relacionamento com o público. Observa-se os chamados “defensores”, que usam suas vozes nas redes para apoiar as marcas que os satisfazem. 

Atendimento personalizado

Outro benefício trazido pelo ambiente digital e pelas redes sociais é a segmentação de público. Utilizando os dados deixados voluntariamente pelos usuários, você ganha mais ferramentas para entender quem são as pessoas que compõem seu público e traça campanhas voltadas para os interesses delas. O que um público business to business (B2B) necessita é diferente do business to customer (B2C). 

Para lidar com tantas informações sobre o seu público, é essencial que você tenha um sistema de gestão. Assim, com o amparo de dados bem organizados e de fácil acesso, você aprimora a qualidade dos seus serviços.

Alto nível de conhecimento sobre os produtos e serviços

Na Era da Informação, com alguns cliques, você identifica a qualidade de produtos e serviços, bem como parâmetros de usabilidade e outros aspectos relevantes para a compra. 

O nível de conhecimento do consumidor sobre tais itens, portanto, alterou bastante. Nesse sentido, destaca-se o chamado Marketing de Conteúdo, que atrai potenciais clientes por meio das informações ofertadas por sua empresa.

A disseminação de smartphones, bem como o acesso facilitado à Internet, tornou os consumidores mais exigentes, mas também trouxe novas possibilidades de interação entre as marcas e o público. Para se sobressair, é preciso estar ao lado de profissionais capacitados para agir de maneira cautelosa, estreitando o relacionamento entre sua empresa e a audiência. 

As mudanças no comportamento de compra do consumidor podem trazer grandes vantagens competitivas para o seu negócio se você agir com rapidez e estratégia!

E você, está procurando dicas para vender online? Reunimos algumas recomendações imperdíveis: confira em nosso blog! 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Social Media

Destaques

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades

Não enviaremos spam para o seu e-mail

Posts relacionados

lider_inspirador

Como ser um Líder Inspirador?

Como ser um líder inspirador? Vamos fazer uma reflexão juntos! Se durante uma reunião com um cliente, esse mesmo diz coisas ruins para um integrante