Como calcular o ROI do Marketing Digital

O ROI (Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento) é uma das métricas mais importantes para qualquer negócio. Ela evidencia os resultados financeiros que uma campanha gerou à empresa em relação ao montante investido e, a partir dos relatórios gerados, o gestor consegue apoiar o processo de tomada de decisão e escolher os canais mais lucrativos.

A análise gera ideias que auxiliam na otimização de campanhas e, consequentemente, no aumento dos lucros. Neste post, você aprenderá a calcular e entenderá a importância de mensurar o ROI do Marketing Digital em sua empresa.

Como calcular o ROI do marketing digital?

A fórmula para o cálculo do ROI é facílima! Basta dividir o lucro obtido na campanha (renda – custos) pelo investimento inicial. Para facilitar, confira a fórmula a seguir. 

ROI = (Ganho – Valor do Investimento Inicial) / Valor do Investimento Inicial

Por exemplo, se você fez um anúncio no Google Adwords, no qual investiu R$ 1.000,00, e vendeu R$ 5.000,00, obteve, nessa situação hipotética, um ROI 4 ou 400%. Ou seja, um retorno de 4 vezes o valor investido. Para cada R$ 1,00 que você apostou na campanha, R$ 4,00 retornaram para o seu bolso.

Esse cálculo pode ser feito para cada estratégia de Marketing Digital que você utilizar, como Inbound Marketing, Facebook Ads e Google Adwords.

Mas atenção! Você deve incluir todos os custos envolvidos no processo, certo? Se você estiver contratando uma agência de Marketing Digital para gerir as suas campanhas, por exemplo, o investimento no serviço deve ser incluído na conta. Em outra análise, se a empresa é varejista, a compra do produto também deve fazer parte do cálculo.

Como identificar se o ROI está bom ou ruim?

Bom, calcular o ROI é claramente necessário para qualquer empresa, pois é o melhor indicador para evidenciar o resultado das campanhas de marketing, além de possibilitar otimizá-las e tomar melhores decisões. No entanto, sabemos que pode ser difícil entender se o resultado está sendo bom ou ruim.

Um valor positivo é o que você deve buscar, pois isso significa que o investimento foi bom e deu resultado. Se o ROI for 1, significa que atingiu o ponto de equilíbrio, ou seja, não gerou lucro, mas também não houve prejuízo. Por outro lado, se o valor for negativo, quer dizer que você gastou mais do que ganhou.

Não podemos dizer que um determinado valor de ROI é bom ou ruim para o seu negócio, pois não existe uma concepção universal. O que você pode fazer é calcular o retorno para cada investimento e decidir quais estão dando mais resultados. Outra coisa que pode ser feita é estudar o mercado e tentar descobrir o retorno médio que outras empresas do mesmo setor de atividade estão obtendo.

Como aumentar o ROI?

Todo gestor quer ter maiores retornos sobre o que foi investido, não é mesmo? Existem algumas medidas que você pode tomar para aumentar o ROI em campanhas da sua empresa. A primeira coisa que citamos é a classificação de leads (em Marketing Digital, representam um contato com probabilidade de se tornar cliente). Ao segmentar melhor as suas campanhas com base em leads qualificados, a taxa de conversãotende a ser maior, assim como as vendas e, consequentemente, o ROI.

É possível fazer com que esses leads desçam cada vez mais o funil de vendas por meio de nutrição com Marketing de Conteúdo. A técnica consiste em educar e relacionar-se com a base de contatos, geralmente por e-mail. 

De modo geral, basta aumentar o número de vendas ou o ticket médio (valor que seu cliente costuma gastar a cada compra) e/ou baratear os investimentos. Você pode sugerir a aquisição de produtos complementares ou limitar os seus investimentos aos canais com maior relação custo-benefício, por exemplo. Além disso, esforce-se para criar bons anúncios (se for o caso), pois algumas plataformas, como o Google Adwords, costumam dar preços menores se a qualidade for alta.

Pronto para implementar algumas mudanças? Esperamos que você consiga calcular o ROI do Marketing Digital em sua empresa e que consiga visualizar, com mais facilidade, os retornos que cada campanha traz.

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