Como anunciar no Facebook? Confira aqui o passo a passo!

Quer melhorar a performance da sua empresa e trabalhar com campanhas voltadas para resultados? Pois saiba que o Facebook é uma das maiores mídias sociais do mundo! 

Nessa plataforma, você consegue encontrar, atrair e engajar seu público-alvo, independentemente do nicho de mercado. Além disso, anunciar no Facebook é vantajoso para os diversos objetivos de um negócio. Aqui preparamos algumas dicas para você usar a publicidade no Facebook e ainda conseguir otimizar o ROI (retorno sobre investimento) das suas campanhas. Aproveite essa estratégia e comece a impactar já a sua audiência. Veja como:

Defina o objetivo de marketing

Assim como as estratégias de marketing, um anúncio no Facebook Ads começa com a indicação do objetivo. Imagine que você queira gerar vendas, então seu objetivo pode ser conversões no site, como o caso do e-commerce Dinda, que aumentou mais de cinco vezes sua taxa de conversão. Já uma campanha de branding (gestão da marca) pode ter o foco no envolvimento com a publicação.

Entre os objetivos, ou tipos de campanha no Facebook, podemos destacar:

  • cliques no site — muito usado para direcionar o público para o site, gerando tráfego de visitantes;
  • conversões no site — pode ser para uma compra ou outro tipo de ação, como preenchimento de um formulário ou download de um e-book;
  • envolvimento de publicação de página — por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos. Este tipo é excelente para otimizar a interação e o engajamento do público com a marca dentro da própria rede social;
  • opção “Curtir página” — ideal para quem se interessa em formar comunidades dentro do Facebook e ampliar o alcance das publicações orgânicas;
  • instalações do aplicativo — a tendência mobile já é um comportamento do consumidor, que inclusive influencia as vendas. Incentive a instalação dos seus aplicativos;
  • envolvimento com o aplicativo — ótima oportunidade para estimular o uso de uma seção específica do seu app;
  • reivindicações de ofertas — assim como o sucesso que foi a campanha da Fanta Guaraná, que gerou 2,6 milhões de cupons, crie uma oferta com cupons de desconto ou distribua vales de amostras grátis para levar seu público à sua loja física;
  • respostas de eventos — a organização de eventos é uma excelente estratégia para enriquecer a experiência do seu cliente, melhorar o posicionamento da marca e ainda estimular as vendas. Com esse objetivo, você impulsiona um evento da sua página no Facebook.

Dê um nome para sua campanha

No Facebook, você criará uma campanha para cada objetivo diferente. Em vista disso, torna-se bastante importante se organizar. Mesmo com públicos diferentes, é possível ter vários conjuntos de anúncios dentro dessa campanha. Dê um nome que seja fácil de identificar posteriormente, por exemplo, “campanha Dia dos Pais para aumentar engajamento” ou ainda “download do e-book XYZ”.

Faça um recorte do seu público

Você sabe quem é seu consumidor e como ele se comporta? Defina sua persona (espécie de público-alvo incrementado com preferências, interesses e até objeções de compra) e preencha o máximo de detalhes no público da sua campanha. Assim, você terá um melhor desempenho dos anúncios e otimizará o investimento nessa publicidade.

Estabeleça o orçamento para anunciar no Facebook

Estabeleça o budget (orçamento) da sua campanha e informe para o Facebook qual o período dela e quanto você está disposto a gastar. O ideal é escolher a opção de gasto por dia, fazendo uma média. Isso porque na opção gasto vitalício, toda a verba pode ser usada em um único dia de campanha, por exemplo.

Monte anúncios atrativos

Escolha imagens contextualizadas, que realmente destaquem seu negócio, e monte textos diretos, que agreguem valor e diferenciem sua marca da concorrência. Lembre-se de deixar um CTA (chamada para ação) e, se possível, use dados e provas sociais para chamar ainda mais a atenção do seu público.

Viu como é simples anunciar no Facebook? Outro ponto importante é monitorar suas campanhas. Assim, você corrige falhas e aproveita oportunidades, conseguindo ótimos resultados. Lembre-se de adaptar sua abordagem à identidade dessa rede social e crie anúncios criativos, porém simples e com CTAs claros.

Gostou do artigo e quer melhorar ainda mais o desempenho da sua empresa? Leia também este outro post sobre como aumentar o engajamento no Facebook e fortaleça o relacionamento da sua marca com a audiência!

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