Diversas empresas e ferramentas podem ajudar no monitoramento da presença digital das instituições. Entretanto, os motivos para que as marcas implementem a estratégia nem sempre ficam claros.
Para ajudar nisso, destacamos as principais vantagens para realizar o monitoramento o quanto antes e construir a presença da sua marca na internet de maneira efetiva. Você ainda vai entender o que pode ser feito para começar a implementar a prática na sua empresa. E então, quer conhecer melhor o seu cliente ideal e melhorar a performance das suas campanhas? Veja como o monitoramento é útil nesse processo!
Confira no artigo:
Quais são as vantagens de monitorar a presença digital?
Você sabia que mais de 120 milhões de brasileiros utilizam a internet? Nosso país é o quarto no ranking dos mais conectados. Para aumentar as vendas da empresa, analisar o desempenho da sua marca na internet e até da concorrência, o monitoramento é fundamental. As principais vantagens são:
Identificar os promotores da marca
De maneira geral, os empresários acreditam conhecer plenamente os seus consumidores. Mas são poucos os que realmente sabem quais são os hábitos de compra e estilo de vida dos seus clientes. Não conhecê-los bem faz com que suas estratégias sejam menos efetivas e gerem menos lucro para a instituição.
Entender os dilemas e vontades dos consumidores torna a comunicação mais próxima e bem sucedida. O monitoramento mostra qual é o perfil do seu público e como ele deseja ser tratado. Usar essas informações pode ajudar a fazê-los comprar mais e ainda recomendar seus produtos e serviços.
Evitar crises
Ao monitorar a presença digital da empresa, os problemas podem ser descobertos com antecedência, o que evita a ocorrência de pequenas crises.
Imagine que um certo produto do seu negócio apresenta problemas no uso. Com o monitoramento, você rapidamente descobre a insatisfação dos usuários e pode decidir o quanto antes o que fazer para que esses problemas não tomem uma proporção ainda maior.
Aprender mais sobre o mercado
É comum achar que o sucesso das empresas é devido ao acaso ou à sorte. Isso, normalmente, vem do conhecimento de mercado e do aproveitamento das oportunidades. Uma das formas para ter resultados parecidos aos dos líderes do seu mercado é aprender mais sobre o seu funcionamento. Com o monitoramento, é possível descobrir o que os concorrentes realizam em suas estratégias, bem como entender quais são as necessidades dos consumidores.
Como monitorar?
Agora que você sabe quais são as vantagens de monitorar a presença digital da sua empresa, é hora de colocar essa estratégia em prática. É importante fazer de forma quantitativa (usando informações numéricas) e qualitativa (para entender quais são as tendências e oportunidades de mercado).
Há diversas ferramentas úteis para realizar o monitoramento, que se integram à sua estratégia e permitem que a empresa entenda melhor o que os clientes desejam. É possível também saber quais passos podem ser dados para crescer e aumentar o retorno ao investimento efetuado. Utilizando o Facebook, Matthew Woodward conseguiu levar seu ROI para mais de 2.500%!
Agora, você também pode usar o monitoramento da presença digital para chegar lá. Não perca mais tempo e implemente-o agora mesmo na sua empresa.
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