Gestores de marketing de empresas usam o Instagram ou Facebook para gerar mais clientes. Neste artigo descubra 9 erros de gestão de redes sociais e como evitá-los. Manter estas falhas podem prejudicar o crescimento da sua empresa.
Confira no artigo:
1- Falta de Planejamento
O planejamento de redes sociais é a organização das estratégias de marketing digital nos diferentes canais de comunicação. A falta dele, certamente causam erros de gestão de redes sociais.
Isso porque o planejamento é fundamental para melhorar as tomadas de decisões. Esse gerenciamento é uma espécie de guia para conduzir as publicações da sua empresa de forma coerente e alinhada com os clientes.
Dessa maneira, os resultados serão bem mais eficazes, inclusive com aumento no tráfego em seu site, blog ou redes sociais, criando um vínculo saudável com os consumidores.
No entanto, para ser bem-sucedido, o planejamento precisa de diversas fases, como as que citaremos a seguir.
2- Não definir uma persona
Para que suas estratégias de marketing digital apresentem resultados, é preciso direcionar os seus esforços para o público certo.
Diferente do público-alvo a persona é o seu cliente ideal. É com essa persona que os seus conteúdos vão se comunicar, para abordar os assuntos, resolver suas dúvidas e necessidades, falar a sua língua e estar nos canais que ela utiliza.
A persona é a base para que toda a sua estratégia de marketing exista. Afinal, é com os dados entregues por elas que é possível compreender o comportamento e as dores do seu público.
Portanto, você precisa entender e mapear a sua persona para assim conseguir planejar toda a estratégia que a sua marca demanda.
É possível criar mais de uma persona para uma empresa.
O importante é garantir que cada uma delas represente um grupo de clientes específicos, com dores e necessidades próprias.
Quais são os seus hábitos? Quais suas demandas? Como a empresa é capaz de ajudá-las? Quais as características de sua linguagem? Essas são algumas das perguntas que vão indicar o tipo de conteúdo a produzir e como se comunicar e não cometer erros de gestão de redes sociais.
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3- Não estabelecer objetivos
Um dos grandes erros que as empresas cometem ao utilizar estes canais na estratégia de conteúdo, está em não focar diretamente em um objetivo para os canais.
O que você deseja alcançar no curto, médio e longo prazo nas redes sociais?
Um objetivo pode ser, fazer mais pessoas visitarem o site, por exemplo. Como seus conteúdos vão ajudar com essa meta?
Vale lembrar de um cuidado fundamental aqui: mesmo que um dos objetivos centrais no momento seja a venda ou o exemplo citado por último, os conteúdos não devem ser todos voltados a isso.
A questão é pensar em como contemplar essas demandas com equilíbrio e qualidade nas postagens.
Estabeleça metas quantificáveis e mensuráveis para que os indicadores possam mostrar se você conseguiu alcançá-las.
Uma das grandes vantagens das redes sociais em relação às mídias tradicionais é que elas fornecem dados precisos sobre o desempenho da sua estratégia.
Dessa forma, você consegue analisar se a segmentação das suas postagens estão trazendo o retorno esperado, por exemplo, e fazer ajustes em pontos necessários para otimizar suas ações.
4- Falta de identidade visual e estratégia
Suas redes sociais estão todas dentro da identidade visual da empresa?
Os dados e informações das suas redes sociais empresariais estão atualizados, com links corretos e pensados da melhor forma para gerar os resultados que você busca com as redes?
Afinal, os perfis nestes canais são praticamente as novas vitrines de marcas, em que sua empresa combina o que quer mostrar da maneira mais atrativa possível.
Porém, vale ressaltar que cada mídia possui uma cultura, e para realizar uma comunicação alinhada, é preciso que a linguagem seja adaptada.
Mesmo que a mensagem seja a mesma, adapte a linguagem para cada ambiente levando em consideração sua cultura.
5- Ausência de interação com o público
Se uma pessoa segue a sua empresa e interage com as publicações, empresas que entendem a importância desse público, certamente dão a atenção necessária para manter seus seguidores fidelizados.
Para gerar engajamento, é necessário criar posts de acordo com o seu público. Os conteúdos devem ser diversos de acordo com seus produtos ou serviços. Além de interessantes e relevantes para a sua audiência.
É importante que a marca se mostre disponível e interessada no usuário.
Como o relacionamento com os clientes deve ser priorizado, outra orientação importante é responder aos questionamentos, críticas e elogios.
Buscar apenas vender, ou publicar sempre sobre o mesmo assunto, é um grande erro de gestão das redes sociais.
6- Não entender os canais de conteúdo
Cada rede social tem características, formatos e linguagens diferentes, que atendem a diferentes públicos e ajudam a cumprir diferentes objetivos de marketing.
Muitas empresas, sem entender realmente a importância, ou como usar as redes sociais, tentam se estabelecer em todas elas.
Vamos pensar por exemplo na atualidade, o Tik Tok. Quantas empresas simplesmente tem tempo e estratégias indo pelo ralo abaixo, quando não entendem as características das redes sociais.
O público que acessa o tik tok é totalmente diferente do público que acessa o facebook ou o linkedin, por exemplo.
Além disso, criar um perfil e abandoná-lo transmite a imagem de desleixo e ausência de profissionalismo para a audiência, o que atrapalha o posicionamento, a credibilidade e a confiança na marca.
Por isso, é importante conhecer cada rede social para escolher plataformas mais alinhadas ao seu planejamento.
7- Falta de constância das postagens
Com base no seu público e nos seus objetivos, crie os conteúdos e prepare um cronograma.
Planeje a ordem em que as postagens serão feitas para ter equilíbrio entre os assuntos e as campanhas.
Você também deve planejar um calendário de publicações que garanta a sua regularidade.
As marcas devem ter posts constantes, com um intervalo de tempo adequado entre eles, para não perder o engajamento dos seguidores e mostrar aos algoritmos que estão sempre ativas.
8- Não mensurar os resultados
É essencial mensurar os resultados das suas ações nas redes sociais, para ajudar a entender o que foi bem-sucedido e o que pode ser ajustado em relação ao planejamento.
Realizar um acompanhamento do que você traçou na primeira etapa deste planejamento é uma das partes mais importantes deste processo.
A análise das suas ações que irá te ajudar a determinar o sucesso das suas ações.
Por fim, um relatório de ações deve ser gerado ao menos uma vez por mês, para um bom acompanhamento.
9- Não investir na gestão das redes sociais
A gestão das redes sociais vai muito além de realizar publicações, como muitos pensam.
Essa atividade envolve, por exemplo, a definição de estratégia e posicionamento, planejamento de publicações, execução e monitoramento de ações, além de levantamento e análise de resultados.
Quando o gerenciamento é feito corretamente, a chance de sucesso é maior, porque a equipe envolvida no processo consegue identificar o que entrega resultados.
Assim, direciona esforços e recursos adequadamente, além de poder ajustar ações que não geram os objetivos estabelecidos, maximizando a potencialidade das suas redes sociais.
Tenho certeza que com essas dicas, o gestorente de marketing pode evitar grandes erros de gestão de redes sociais,
Tenha mais performance nas suas redes sociais
Você sabia que existem agências de performance, como a C3dweb, com foco nas estratégias que reverterão no aumento das vendas, melhor posicionamento da sua marca na web ou para atingir outros objetivos preestabelecidos.
Dessa forma, as campanhas digitais atingirão um número considerável de pessoas, trazendo mais clientes e fidelizando os já existentes.
A presença das marcas nas redes sociais pede planejamento.
Aliás, qualquer estratégia de marketing começa com a definição de objetivos, indicadores, público, prazos e responsáveis.
As Redes sociais
As redes sociais, como o Instagram, Facebook e Linkedin são excelentes ferramentas para impulsionar uma empresa ao sucesso.
Entretanto, um resultado positivo nas mídias sociais não é algo que acontece por acaso. É preciso saber como explorar ao máximo os recursos dessas plataformas para potencializar o engajamento e construir uma boa relação com o cliente.
Para atingir um objetivo de modo certeiro, é necessário que seja feito um planejamento estratégico!
Por isso, estamos aqui para ajudar você a estruturar a sua estratégia de gestão de mídias sociais.
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