Precisa escolher uma agência digital para atender a sua empresa, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe! Esse é um desafio bastante comum no dia a dia de grande parte dos gestores de marketing.
Com tantas opções no mercado e pouca margem para erro, o melhor a fazer é definir critérios que ajudem a tomar essa decisão. Por isso, neste post, apresentaremos 5 dicas para ajudar você a escolher a agência digital ideal para a sua empresa.
Confira no artigo:
1. Avalie o atendimento
O marketing digital tem como premissa a agilidade, seja na tomada de decisão, seja na execução das ações. Um formulário do site com problemas não solucionados com rapidez, por exemplo, pode significar a perda de inúmeros leads para a equipe de vendas.
Se as agências que você tem em vista demoram a retornar ou não respondem aos seus e-mails, bandeira amarela! Esse não é o ritmo adequado para alcançar os resultados que você espera.
2. Pesquise o portfólio
Outra dica importante é pesquisar os portfólios das agências digitais. Assim, será possível identificar os clientes atuais e analisar as redes sociais e a atuação no ambiente digital de cada uma delas. Veja se as soluções são personalizadas ou se as estratégias são sempre as mesmas, independentemente do cliente atendido.
Isso pode ser um sinal de alerta, indicando falta de preocupação em conhecer o negócio dos clientes ou em propor soluções personalizadas para eles. Com certeza, esse não é o tipo de agência ideal para você.
3. Peça referências
Além de conhecer os portfólios, uma estratégia que pode ser um excelente termômetro para avaliação é conversar com alguns dos clientes das agências. Dessa forma, será possível entender os pontos fortes e fracos de cada opção e descobrir como funcionam os processos na prática, ganhando mais embasamento para a sua escolha.
Pergunte sobre o atendimento, a agilidade nos retornos e a proatividade na busca por soluções inovadoras. Ninguém melhor que os atuais clientes para falar sobre a realidade do trabalho das agências.
4. Analise o digital da agência
Casa de ferreiro, espeto de pau? Aqui, não! Analisar a presença digital da agência que você pretende contratar é uma dica fundamental. Veja como ela aplica as soluções que vende, teste os canais digitais, cheque a gestão das redes sociais e avalie como a agência se comporta nesse meio.
O quanto ela entrega de resultados para si mesma diz – e muito – sobre o que ela pode fazer por você. Não tenha receio de testar as soluções disponíveis para entender as estratégias que a agência usa e que também poderão ser aplicadas no seu negócio.
5. Pergunte sobre indicadores
Por fim, nossa última dica é entender o quanto a agência se preocupa com os resultados que ela entregará. Para saber isso, pergunte sobre indicadores. Afinal, não é possível mensurar o desempenho das ações sem a definição de KPIs – Key Performance Indicators.
Como os indicadores são definidos? Como são monitorados? De que maneira as ações com baixo desempenho são tratadas? O importante aqui é checar o compromisso da agência com a entrega de resultados, já que uma estratégia bonita no papel, mas que não funciona na prática não é o que você procura. Não é mesmo?
Agora que você já sabe quais são as dicas mais importantes para escolher a sua agência digital, coloque-as em prática! Só não dá para ficar de fora das estratégias digitais.
E que tal começar já? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a implementar estratégias digitais de sucesso. Até a próxima!