Você já deve ter percebido como o conteúdo exerce um papel fundamental em uma estratégia de marketing digital, não é mesmo? Porém, a qualidade do que você oferta pouco pode colaborar com os objetivos de sua empresa se não são apresentados os seus benefícios da maneira certa. É por isso que criar uma landing page tornou-se uma etapa tão importante dentro da estratégia de comunicação e vendas das empresas.
Quer entender o papel de uma landing page e como criar uma página que o ajude em suas conversões? Acompanhe as nossas dicas!
Confira no artigo:
Qual é o papel de uma landing page?
Em uma estratégia de Marketing Digital, a geração de leads é o processo responsável por transformar visitantes em clientes. Leads são os contatos que demonstram interesse em seus produtos ou serviços, representando oportunidades de vendas.
Assim, as landing pages, ou páginas de conversão, apresentam uma oferta ao usuário, de modo que, mediante o preenchimento de um formulário, ele possa adquiri-la e caminhar pelo funil de vendas.
Além da geração de leads, as landing pages cumprem ainda outras funções, como a segmentação de contatos e a coleta de informações para conhecimento do público.
A oferta e os dados requeridos no formulário dependem da ação que a empresa necessita naquele instante. Uma landing page para gerar conhecimento de marca é bem diferente de uma página voltada para um cliente que está próximo de fazer uma compra.
Há 3 pilares que garantem melhores conversões nessas páginas: boa disposição das informações, elementos de confiança e call-to-action (CTA ou chamada para a ação) atraente, conforme explicaremos a seguir.
Como criar uma landing page de sucesso?
A experiência do usuário é o primeiro item a ser levado em consideração na montagem de uma página de conversão. Ele deve se sentir confortável o suficiente para realizar as ações necessárias sem demoras e entender que a sua marca pode beneficiá-lo.
Ofereça conteúdos de qualidade
Parece um tanto óbvio, mas a melhor maneira de conseguir conversões valiosas para o seu negócio é oferecer um conteúdo de qualidade em troca da ação desejada. Para isso, você pode disponibilizar e-books, whitepapers e infográficos para download após o preenchimento dos dados requeridos.
Insira elementos de confiança
Muitas pessoas sentem receio de que a oferta não seja de qualidade e até mesmo envolva a disseminação de vírus. Por isso, alguns cuidados de apresentação podem melhorar suas conversões.
Selos de segurança, como o Site Seguro, bem como depoimentos de clientes satisfeitos, com fotos e nomes, deixam o usuário mais tranquilo. Avaliações do produto ou da oferta, uma lista dos clientes conhecidos e dados sobre sua empresa também ajudam nessa tarefa.
Tornar a comunicação mais pessoal é importante. Identifique quem está por trás de sua empresa e disponibilize contatos eletrônicos e telefônicos.
Não exagere na quantidade de landing pages ou de campos do formulário
Uma landing page precisa entregar valor ao cliente. Ou seja, não adianta fazer uma grande quantidade de páginas se você não tem conteúdo suficiente para apresentar em todas elas.
Além disso, o público não tem tanto tempo disponível para preencher tantos formulários. Peça apenas as informações necessárias.
Mostre o valor de sua oferta de maneira clara
O usuário precisa entender exatamente quais benefícios o material ou produto ofertado irá trazer para ele. Portanto, ao formular o CTA, você deve pensar em um bom título e em como descrever, de maneira objetiva, o que está oferecendo. O design pode ajudar muito.
Dê destaque às informações relevantes e mantenha a identidade de sua empresa para gerar mais oportunidades de vendas.
Garanta rapidez na navegação
O usuário precisa entender rapidamente o valor de sua oferta, bem como ter facilidade ao preencher o formulário com os dados dele. Por isso, uma página que demore a carregar, ou com muitos elementos que desviem a atenção, pode prejudicar as suas conversões!
Viu só como criar uma landing page exige cuidados? Uma oferta atraente, sem os devidos cuidados, pode acabar perdendo valor diante do usuário. Por isso, é importante contar com o apoio de uma agência especializada para apresentar os benefícios de sua marca.
Se você procura por uma estratégia de marketing que valorize os diferenciais de sua empresa, entre em contato conosco!