Aprenda como fazer um planejamento de marketing digital em 6 passos

Você quer obter melhores resultados na internet para a empresa que gerencia e não sabe por onde começar ou em quais estratégias investir? Aqui está o que você pode fazer para solucionar essas dúvidas: o planejamento de marketing digital.

Fase essencial para qualquer campanha, esse plano estabelece todas as ações e estratégias para que os seus objetivos sejam alcançados. Acompanhe este artigo e entenda melhor sobre a importância de sua confecção e como fazer um em sua empresa, seguindo apenas seis passos:

1. Faça uma pesquisa de mercado e público-alvo

Antes de configurar as ações de marketing digital, você precisa pesquisar o mercado. Para isso, estude a concorrência e identifique suas forças e fraquezas, para definir maneiras como a sua empresa pode se diferenciar.

Você pode iniciar essa busca acessando redes sociais, sites e outros canais de comunicação. Assim, poderá entender as necessidades, desejos e linguagem do público-alvo, e criar personas (perfis de consumidores ideais). Isso será importante para adaptar as suas campanhas a esse universo.

2. Conheça os objetivos da empresa

Por que você quer investir em marketing digital? É para gerar mais vendas? Aumentar o reconhecimento da marca no mercado? Fidelizar clientes?

Definir os objetivos que você deseja alcançar é fundamental e ajudará a empresa a entender seus resultados, podendo mudar a estratégia se acreditar que essa não foi a abordagem mais assertiva. Entretanto, responder às perguntas iniciais deste tópico não é suficiente. As suas metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e ter prazos definidos.

3. Faça um plano de ação

Após conhecer como os seus concorrentes atuam e conseguir descrever o seu público-alvo com mais precisão, é hora de criar um plano de ação. Nele você estabelecerá, de acordo com os objetivos previamente definidos, quais são os canais de comunicação (como Facebook, Instagram, Twitter, blog, WhatsApp, anúncios, e-mail etc.) e de que maneira cada um será utilizado. Ou seja, quais tipos e formatos de conteúdo serão publicados e seus papéis na estratégia.

4. Estabeleça as principais métricas

Analisar os indicadores de performance, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), é um passo essencial, fundamental para qualquer estratégia de marketing digital.

Verificar o número de visitas no site, as taxas de conversão, o custo de aquisição do cliente (CAC), a fidelização, o retorno sobre o investimento (ROI) e demais métricas será de grande importância para tomar decisões mais assertivas — com base em dados —, entender o sucesso das campanhas e otimizá-las para a obtenção de resultados melhores.

Para fazer as análises, recomendamos a utilização do Google Analytics e relatórios de outras ferramentas utilizadas.

5. Crie um cronograma de ação

Essa será a etapa em que você precisará montar um cronograma para a realização e a mensuração de cada ação estabelecida no passo anterior. Para organizar essas informações, sugerimos utilizar uma planilha, aplicativo ou software que ajude a acompanhar o calendário, a exemplo do calendário do Google, Microsoft Project e Evernote.

6. Planeje um orçamento

Ainda que você tenha uma verba já definida para investimentos em marketing digital, precisará dividir esse valor entre as estratégias escolhidas, certo? Para fazer isso, analise quais canais e ações são prioritários, ou seja, os mais importantes para os objetivos da empresa no curto prazo.

Depois, realize uma cotação de quanto será necessário investir para obter resultados satisfatórios. Em seguida, faça o processo novamente para as demais ações.

Antes de investir em qualquer estratégia na internet, faça um planejamento de marketing digital. Além de guiar os investimentos, ele ajudará a explicar as decisões aos seus superiores.

Depois de pronto, comece a exercitar a criatividade na construção de valor para as suas personas, produzindo conteúdo de alta qualidade, de acordo com os objetivos organizacionais.

Você já teve alguma experiência indesejada por não planejar bem suas ações de marketing? Ou tem alguma ideia adicional? Compartilhe conosco na seção de comentários abaixo.

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