Interpretar os dados das suas campanhas digitais pode mudar a perspectiva da sua empresa e influenciar resultados
Não se faz marketing digital bem feito sem análise de dados. Toda campanha, para funcionar e gerar resultados, dentro dos KPIs (Indicador-chave de Performance) traçados, precisa ser testada, monitorada e repensada sempre que houver necessidade. Resultados exigem ações rápidas e a especialidade disso costuma causar dor de cabeça em muitos gestores de empresas e diretores de marketing.
Somente um analista focado em estratégias otimizadas consegue gerar a performance e trazer o resultado que todo negócio deseja.
Diante deste desafio, compartilhado por muitas empresas, resolvemos disponibilizar conhecimento sobre análise de dados com vocês. A especialista Francine Nunes, sócia da agência de marketing digital e performance de dados c3dweb, deu uma aula sobre a importância que uma análise de dados bem feita pode ter no seu negócio.
Isso porque no universo do marketing digital existem diversas formas e ferramentas para se mensurar o desempenho de uma campanha de marketing digital, o alcance dos seus anúncios e definir se a sua estratégia está gerando o resultado esperado ou não.
Aliás, primeiramente você precisa ter metas, para saber onde quer chegar.
Se você está curioso para entender mais sobre este mundo, atenção: nós podemos dizer que essa é uma das grandes vantagens que o marketing digital nos proporciona, ao contrário do marketing offline:
Ter em mãos dados que irão te orientar nas suas próximas ações e dizer se sua estratégia está no caminho certo, conforme o resultado junto ao seu público.
Para facilitar a compreensão de um assunto, que pode ser um grande quebra-cabeças, nós separamos algumas das principais questões que são levantadas. Veja só:
Por que é tão importante analisar os dados das suas ações?
Só à partir de uma análise de dados você pode determinar objetivos claros e distribuir sua verba no canal de comunicação onde mais está gerando conversões. Quer um exemplo de objetivo? Pois nós te damos 3:
- Quantas pessoas preciso levar para o meu site para realizar uma venda?
- Qual deve ser a chamada para ação (CTA)?
- O que eu quero com esse anúncio? Views, likes, compartilhamentos, cadastros, vendas?
Isso tudo tem que estar bem claro na sua mente e na do analista que irá cuidar da campanha da sua empresa.
Quais são as principais métricas que eu devo analisar?
Mais uma vez, tudo depende do seu objetivo final com aquela ação. Visualizações em um vídeo pedirá a análise de uma métrica específica e diferente de um anúncio de cadastro, por exemplo. Porém, como nós queremos facilitar a sua vida, nós trouxemos aqui mais exemplares de métrica que você pode analisar:
- Crescimento no número de fãs ou seguidores: essa métrica é importante para você saber se está gerando um conteúdo relevante para o seu público. O mais importante: para que essa métrica possa ser, de fato, relevante, ela deve vir de maneira “natural”, ou seja, sem que haja compra de seguidores ou likes.
- Crescimento de alcance: na hora de medir quantas pessoas realmente estão recebendo os seus anúncios, o número exato que vale é o de alcance. Portanto, replicar uma estratégia de um anúncio que está desempenhando bem, pode ser ótimo para futuras ações. Mas, se o alcance não está bom, você pode repensar o conteúdo, a arte, o CTA usado e outras questões no futuros anúncios. Por isso, não se esqueça de sempre dar uma olhadinha no alcance.
- Taxa de engajamento: É aqui que você verá como sua página ou número de seguidores tem crescido. Como? Para saber qual é o engajamento da sua página, basta seguir esta fórmula com o exemplo que daremos:
Engajamento = (curtida + comentários)/alcance
Engajamento = (650 + 67) / 30.556
Engajamento = 0,0235 ou 2,35%
Essa métrica é essencial para quando o seu objetivo é crescer ou intensificar o engajamento da sua página nas próximas ações.
- CTR (clique to rate) – Muitas vezes deixada de lado, essa métrica é uma das mais importantes quando você quer descobrir se o seu anúncio tem impactado as pessoas que o visualizam a ponto de fazer com que elas abram o link disponível.
- Conversão – Aqui não tem segredo, não é? Se o seu anúncio propõe uma ação, como preencher um formulário para receber algo em troca, você precisa saber se a sua chamada está realmente atingindo seu objetivo.
Essas são apenas ALGUMAS das métricas mais utilizadas na hora de analisar o desempenho das suas campanhas.
O mais importante é você tenha em mente que as métricas que você deve ler mudarão conforme o objetivo da sua campanha. Ok?
Se você quiser contar com a ajuda de quem tem anos de experiência no assunto, entre em contato com um dos nossos especialistas.