Veja os resultados que você deve cobrar da sua agência de marketing

Uma das principais formas de elevar os resultados do seu negócio é aplicando algumas estratégias de divulgação. Por sinal, você sabia que ao investir R$ 1 em uma ação publicitária, a empresa gera, em média, R$ 10,69 para a economia brasileira? Isso mostra a importância da publicidade. Contudo, para ter resultados positivos, é essencial escolher bem uma agência de marketing e avaliar o trabalho dela.

Afinal, parte do Retorno Sobre o Investimento (ROI) das campanhas e ações de marketing dependerá da eficiência do trabalho da equipe dessa parceira — e do seu time de colaboradores também, já que é preciso uma boa sinergia entre ambos.

Para ajudar nesse objetivo, separamos alguns processos e resultados, divididos por nível de planejamento/execução, que devem ser acompanhados e cobrados dos profissionais de uma agência de marketing digital. Acompanhe!

Analistas da empresa

Os analistas de marketing e de vendas da sua organização normalmente têm mais contato com a equipe operacional da agência, participando ativamente da execução de estratégias de marketing. Nesse caso, eles precisam analisar métricas e resultados relacionados a:

  • aumento ou diminuição de pageviews — quantidade de vezes que uma página de site, blog e/ou e-commerce é visualizada;
  • tendências de visitas que o site/blog, loja virtual ou rede social da empresa pode ter;
  • aumento no tráfego orgânico de uma página com base na escolha de palavras-chaves nos buscadores virtuais (Google e Bing);
  • construção de Landing Pages eficientes. Também é importante que os profissionais da agência produzam um relatório das mais acessadas;
  • resultados de testes A/B, apontando os modelos mais eficientes;
  • elevação no número de visitantes únicos;
  • variação positiva na quantidade de conversões;
  • melhoria no custo médio de Custo por Clique (CPC) das campanhas — valor pago a cada clique de um usuário em um anúncio da empresa.

Equipe gerencial da agência

A parte gerencial do seu negócio (gerentes, supervisores, coordenadores entre outros), integrante do nível tático, precisa avaliar os resultados relacionados a:

  • crescimento na quantidade de leads, ou seja, de pessoas/empresas interessadas nos produtos/serviços do seu negócio;
  • mapeamento das fontes de leads — é vital saber de que locais eles vêm. Isso ajuda a mensurar a eficiência das ações de marketing. Por exemplo, se a maior parte dos potenciais clientes é oriunda do blog corporativo, significa que o marketing de conteúdo gerenciado pela agência gerou bons retornos;
  • qualidade dos leads gerados — é fundamental que os leads sejam qualificados, ou seja, que tenham sido trabalhados pelas ações de marketing para chegarem até os seus vendedores com maior predisposição para fechar negócios;
  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC) — métrica relacionada ao valor investido em ações de marketing para conquistar cada cliente. Ao verificar os resultados da agência, avalie se esse indicador está crescendo ou diminuindo, pois, quanto menor, melhor.

Tomadores de decisão

Por fim, temos o nível de diretores, CEOs e empreendedores, ou seja, os tomadores de decisão da empresa (nível estratégico). Eles precisam analisar:

  • quantidade de leads convertidos por período — é importante checar se foram conquistados muitos clientes por semana/mês/ano conforme as metas da empresa. Isso ajuda a entender se o trabalho da agência produz resultados condizentes com o que se espera dela;
  • otimização no custo de todos os leads — também é preciso observar o gasto total para a conquista dos consumidores que a empresa teve em determinado período;
  • retorno sobre o investimento positivo — com base nos gastos e no volume de clientes gerados, bem como nas vendas efetuadas para eles e no pagamento feito à agência, pode-se checar o ROI dessa parceria;
  • aumento no engajamento — é preciso verificar qual a porcentagem de clientes conquistados que é engajada, pois isso aumenta o potencial de obtenção de ganhos com eles no médio e longo prazo;
  • melhoria no Lifetime Value (LTV) ou valor no ciclo de vida — essa métrica permite entender o investimento médio que seus clientes realizam em seus serviços/produtos durante o relacionamento deles com a organização.

Com base nos fatores acima, você poderá analisar melhor os resultados da agência de marketing contratada. Contudo, lembre-se de estabelecer um período mínimo para isso, pois muitas ações de divulgação e promoção requerem tempo para gerar resultados.

Agora que você já sabe o que avaliar nessa parceria, que tal descobrir as vantagens de uma agência de performance?

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