SLA de marketing e vendas: o que é e como fazer

Nunca se falou tanto em otimização dos processos, do trabalho e do tempo, como nos dias atuais. E tudo isso tem uma razão de ser, afinal, a organização inteligente das demandas é o que faz qualquer empresa avançar na corrida pela vantagem competitiva. Nesse sentido, queremos que você fique por dentro do SLA de marketing e vendas, que é uma maneira de potencializar e manter o alinhamento desses setores.

Como sabemos, o processo de decisão de compra do consumidor passa por diversas etapas. Cada caminho prosseguido por ele no funil de vendas é dotado de abordagens distintas, portanto, os profissionais envolvidos devem fazer bem a parte que lhes cabe, porque a demora em realizar o follow-up, por exemplo, resulta em perdas significativas.

Logo, o primeiro minuto é crucial para a geração de leads qualificados, uma vez que quase 40% das pessoas se mostram receptivas ao assunto nesse período, segundo Adam Blumner, em artigo publicado no Advantage Performance. Apesar disso, de acordo com informações postadas no Blog BDX, 48% dos vendedores não realizam o monitoramento como deve ser.

Neste artigo, destacamos o conceito do SLA e ainda explicamos como elaborar um. Quer produzir resultados surpreendentes e acabar com os desentendimentos desnecessários? Leia este post até o final!

O que é SLA de marketing e vendas?

O Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço, nada mais é que um compromisso firmado entre uma ou mais áreas — geralmente, marketing e vendas — no intuito de gerar melhores resultados e receitas para o negócio.

Esse tipo de aliança é fundamental porque determina, de forma objetiva, o papel de cada grupo na estratégia. Além disso, ela também serve para derrubar o muro que separa os departamentos. Inclusive, a Hubspot traz dados positivos sobre a integração: 34% das empresas aumentaram o ROI, potencializando o orçamento em 21%.

Qual é a importância disso?

Nessa espécie de contrato, o alinhamento dos objetivos é o primeiro benefício conquistado, porque a especificidade das metas e prazos a serem cumpridos, coloca todos diante do mesmo alvo. Isso quer dizer que o marketing toma decisões baseadas naquilo que foi acordado e o departamento de vendas também. A lista de vantagens ainda inclui:

  • Foco: cada um se concentra na tarefa que precisa realizar, a fim de entregá-la melhor e no prazo;
  • Mensuração: os softwares de análise medem o desempenho das equipes;
  • Processos: os procedimentos se tornam melhores em virtude da leitura correta dos objetivos;
  • Harmonia: o ambiente ganha um novo propósito quando as equipes deixam de ser rivais para se complementarem.

Como elaborar um bom SLA de marketing e vendas?

O primeiro passo é estabelecer os principais objetivos do negócio. Quantos leads são necessários para converter em clientes? O que é preciso levar em conta? Qual é a data para que tudo isso ocorra? Questionamentos assim ajudam você a determinar a quantidade de contatos e o conjunto de ferramentas a ser utilizado. No entanto, também é preciso:

  • Definir a participação de cada membro: os responsáveis pelos contatos, pelas métricas, pelas tarefas;
  • Padronizar os procedimentos: definidos o MQL (Marketing Qualified Leads) e o SQL (Sales Qualified Leads), é hora de anotar e documentar cada item;
  • Manter a comunicação contínua: o diálogo não termina com o fim da reunião, ele deve ser mantido diariamente, a fim de que os problemas sejam evitados;
  • Acompanhar indicadores e métricas: as equipes devem analisar o conteúdo, criando os seus respectivos relatórios;
  • Adaptar a estratégia: os erros ajudam no processo de integração e adaptação dos setores, portanto, é a oportunidade que as empresas têm para tirar proveito disso.

O que são leads quentes e frios? Esse tipo de pergunta é facilmente respondida no SLA de marketing e vendas, porque cada equipe sabe exatamente o que é útil ou não no dia a dia de trabalho. Logo, a união desses setores tende a tornar a gestão mais organizada, otimizada e promissora.

Com o SLA de marketing e vendas, você só tem a ganhar. Afinal, ter duas equipes falando a mesma língua é sinônimo de sucesso para o negócio. Agora, para não perder nenhum conteúdo nosso, assine a nossa newsletter e acompanhe as próximas publicações!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Social Media

Destaques

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades

Não enviaremos spam para o seu e-mail

Posts relacionados

lider_inspirador

Como ser um Líder Inspirador?

Como ser um líder inspirador? Vamos fazer uma reflexão juntos! Se durante uma reunião com um cliente, esse mesmo diz coisas ruins para um integrante