Apenas criar perfis no Facebook, no Instagram ou no LinkedIn, atualmente, já não é o bastante para conquistar bons resultados. É preciso fazer uma análise de redes sociais que mostre como otimizar a sua utilização. Não é à toa que a quantidade de redes sociais cria um universo de possibilidades, estratégias e análises.
Quer entender como funciona esse serviço e se a sua empresa está precisando dele no momento? Então, este post é para você!
Confira no artigo:
Vantagens de investir em análise de redes sociais
As redes sociais, naturalmente, já demandam investimentos menores que os demais canais e pontos de interação empresariais, mas, com a análise de seu desempenho, o seu retorno pode ser ainda mais significante.
Isso porque as ações são baseadas em números que traduzem o comportamento do público, e tal personalização permite que a empresa seja mais eficiente em suas abordagens. Entenda:
Melhoram a aproximação com o potencial cliente
Ao analisar as redes, uma empresa consegue entender melhor o seu público e customizar as suas ações para comunicar-se diretamente com as suas dores e as suas necessidades.
Como normalmente existe a presença em mais de uma rede social, a organização consegue identificar os formatos e mensagens mais apropriados para cada canal. Vídeos, memes, textos mais técnicos ou imagens podem fazer parte das estratégias personalizadas para cada uma delas.
Uma pesquisa da Provokers, por exemplo, indica que 56% dos brasileiros estão preferindo assistir a vídeos na Internet, até mesmo e seus programas televisivos favoritos.
Fortalecem a marca da empresa
Nas redes sociais, a imagem de uma empresa pode ser fortalecida ou derrubada com a velocidade de um compartilhamento. Por isso, analisar regularmente palavras negativas associadas ao nome da empresa, identificar fóruns e concentração de potenciais clientes com dúvidas a serem solucionadas, por exemplo, são ações que podem fortalecer a marca.
Permitem aproveitar os efeitos naturais das redes sociais
Se um compartilhamento pode derrubar uma empresa, também pode pulverizar as razões para contratá-la. Para saber qual tipo de mensagem tem o maior potencial de compartilhamento, é preciso fazer um estudo de público e mercado.
Estratégias para aumentar as suas métricas
Tais vantagens, no entanto, costumam ser analisadas com os parâmetros errados, como as chamadas métricas de vaidade. Elas não apontam os resultados que a empresa está consolidando na estratégia.
Um grande número de seguidores, por exemplo, é irrelevante se não está interagindo com a marca e, gradativamente, aumentando o seu potencial de compra. Criar conteúdos personalizados para o público e incentivar o engajamento com comentários e compartilhamentos é essencial, pois pode criar o efeito viral, ou seja, fazer com que propaguem organicamente na rede.
Critérios para a escolha de uma empresa especializada nessa análise
Se as redes sociais não fazem parte do core business da empresa, contratar uma organização especializada no assunto pode otimizar os resultados e ainda permitir que os gestores mantenham o foco em suas atividades principais.
Para isso, crie um método para avaliar diferentes prestadoras de serviços, de acordo com as prioridades do negócio.
Valor do projeto de análise e execução
O preço é um dos pontos-chave para qualquer contratação. Ele precisa estar de acordo com o orçamento para o projeto, mas não deve ser o único ponto de ponderação.
Atendimento e acompanhamento do sucesso
A análise e a gestão de redes sociais exige acompanhamento contínuo e de qualidade, assim como avaliação dos resultados e correções de estratégia. Em outras palavras, o conhecimento e o atendimento oferecido devem ter um grande peso na escolha.
Know-how e compromisso com os resultados
O ideal é procurar por uma proposta clara, com estimativa de gastos e possíveis resultados. Empresas que publicam os seus cases de sucesso, e claro, usam sabiamente as suas próprias redes sociais, demonstrando cordialidade e criatividade para lidar com o seu público, devem ser fortes candidatas.
A análise de redes sociais tem um importante papel nas estratégias de marketing digital da empresa. Com os indicadores de performance em evidência para os seus gestores, é possível otimizar as suas funções de canais de aquisição e de relacionamento com o cliente.
A sua empresa precisa otimizar as estratégias de mídias sociais e entender um pouco mais do que esse universo pode oferecer para seu negócio? Deixe a C3dweb fazer os devidos esclarecimentos. Entre em contato agora e converse com os nossos especialistas!