Importância da transformação digital para as empresas no cenário atual

Quem poderia dizer, lá no surgimento da internet, que nós não conseguiríamos viver sem ela e suas tecnologias advindas?! Pois é! O universo digital está presente em nossas vidas há quase 30 anos e, logo no início dele, a maioria das pessoas se mostrava reticente em aderir às novidades e mudanças propostas – mesmo que isso significasse facilitar o dia a dia. Fato é que, hoje, não existe outro modo de viver a nossa rotina sem a presença da tecnologia digital, ainda mais em tempos de isolamento social.

Trabalhamos em casa, compramos alimentos, vestuário, refeições prontas e até imóveis pela internet. E, se há pouco tempo era impensável realizar uma consulta com seu médico de forma online, hoje já é uma exigência dos pacientes, para as especializações em que isto é possível. Isto vale para outras especialidades terapêuticas também, como nutrição, psicoterapia, entre outras modalidades. Aliás, vale até para treinamentos físicos.

Tudo isto só comprova que a transformação digital está a todo vapor e é uma necessidade para as empresas que querem manter seus clientes e consumidores próximos e fiéis às suas marcas, além de conquistar novos clientes.

Brasil é um dos países mais adeptos ao mundo digital

Pesquisa feita pela empresa Zendesk com 45.000 empresas ao redor do mundo, mostrou que o brasileiro, cada vez mais, tem se tornado um povo completamente adepto ao mundo digital. Não apenas isso, nós somos também um dos países mais exigentes quando o assunto é desempenho do serviço que está sendo ofertado. 

Os números exemplificam isso: 77% dos brasileiros preferem canais de autoatendimento. O público é bastante exigente: 71% esperam que não precisem repetir a mesma informação várias vezes, segundo a pesquisa feita pela empresa.

Agora vamos pensar juntos: como será que o consumidor avaliou os serviços prestados pelas empresas que não aderiram ao digital? 

Com a impossibilidade de sair de casa durante esses últimos meses – e a insegurança que ainda pode ser sentida em muitas pessoas mesmo com o comércio reabrindo em boa parte do país – o que restou foi adaptar a vida “presencial” para o online.

É importante dizer aqui que a transformação digital não tem nicho certo para acontecer, nem um setor que pode “escapar” dela. Esta notícia é boa, porque significa que sendo criativo, é possível se recuperar em qualquer área de atuação.

Todas as atividades que realizamos hoje tiveram que migrar para o digital. Então, como ficaria o seu negócio sem se comunicar com o cliente online?

Vamos criar um cenário simples de uma empresa de contabilidade: o seu cliente de muitos anos precisa regularizar alguns documentos de praxe, porém, isto deve ser realizado até determinado prazo. Ele não pode sair de casa e você não consegue ir até ele. Como fazer para que os documentos, comprovantes e assinaturas sejam coletados?

Você pode até pensar: “Ah, mas algumas áreas de prestações de serviços são muito tradicionais, não conseguem migrar para o mundo digital!”

É aí que você se engana! Vamos pensar no mais tradicional e burocrático dos prestadores de serviços: o nosso governo federal. Ele conta atualmente com mais de 824 serviços prestados de maneira totalmente online por meio das plataformas desenvolvidas pelo próprio governo, para atender as demanda da população que não quer – nem pode – ficar horas e horas nos postos de atendimento. 

Quantos supermercados não se viram obrigados a aderir aos aplicativos de entrega (o delivery) para atender seus clientes, que precisavam receber os alimentos na segurança de suas casas? Muitas empresas passaram a colocar seus produtos em marketplaces. A Magalu – plataforma da Magazine Luiza – entrega tudo o que você imagine o que não imagina também.

Assim como muitos restaurantes (grandes, médios ou pequenos) se cadastraram para atender seus cliente e agregar novos de maneira totalmente digital.

O que queremos afirmar é que a demanda digital cresceu e, se você não quiser ficar para trás, terá que acompanhá-la. Veja quais são os grandes pilares da transformação digital para que a sua empresa se adeque também:

  • Boa estruturação 

Assim como toda grande mudança, implementar a transformação digital no seu negócio deve ser feita após montar um bom plano de estruturação. É preciso analisar quais processos irão mudar, se você terá pessoal para prestar um bom atendimento ao cliente, em tempo hábil e de forma educada, levando em conta a linguagem do seu público, para gerar conexão e empatia.

A Zendesk também analisou em sua pesquisa que o maior critério de satisfação do consumidor é o serviço prestado pela empresa. Para escolha dos melhores serviços a serem ofertados é necessário que você coloque o seu cliente como centro da sua estratégia. Assim, você terá uma visão assertiva do que será necessário incluir ou adaptar no seu planejamento.

Não adianta estruturar canais de atendimento, e-commerce, pesquisa pós venda, entre outras coisas, se você não fornece todas as informações que seu cliente precisa. Um exemplo: Decidiu que prestará serviços de atendimento via chat programado? Então garanta que as dúvidas que o seu cliente apresentar seja resolvida de forma eficaz, sem obrigá-lo a fazer uma ligação ou mandar um e-mail, perdendo tempo. Saiba que 68% dos consumidores ficam aborrecidos quando há transferência de departamentos.

  • Marketing digital

Agora que você já está com a sua empresa bem estruturada e quer inserir e adaptar sua carteira de clientes já existentes ao novo modus operandi do seu negócio, além de conquistar novos consumidores, vamos falar sobre como o marketing digital deve estar presente em suas estratégias.

“Ah, mas estar presente nas redes sociais já é o suficiente?”

Não quando se trata do que falamos em todo o texto: atender os seus clientes conforme a sua necessidade. Vamos relembrar do governo federal, que TRANSFORMOU seus serviços, que eram prestados unicamente de forma presencial em digital.

Estamos falando para você fechar a sua loja ou escritório e atender apenas no virtual? É claro que não! Mas se o seu nicho de atuação permite que você amplie o seu atendimento e alcance clientes em locais antes impossíveis, porque não?

E é por isso que o marketing digital pode te auxiliar mais do que a presença nas redes sociais. Aliar estratégias, como o uso de e-mail marketing e até whatsApp para informar sobre promoções, mudanças e lançamentos; fazer análises através do Google e das redes sociais para alcançar novas pessoas é importante. Para isso, é preciso mensurar qual indicador lhe dá mais retorno sobre investimento (ROI), ou seja, lucro. Uma comunicação certeira com o seu público é apenas uma das vantagens de você apostar no marketing digital.

A transformação digital se faz cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Até mesmo quem nunca havia feito uma compra online aderiu aos e-commerces como alternativa. Resta à você decidir se quer transformar a sua comunicação com o seu cliente e trazê-lo mais perto de você ou continuar com as estratégias que têm utilizado até hoje, com pouco resultado ou resultados medianos. Tudo depende do investimento e da comunicação.
Na hora de transformar a sua empresa, conte com a expertise de quem já atua no mercado há anos e entende de transformação certeira. Fale com um dos nossos especialistas: https://www.c3dweb.com.br/contato/

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