Para conseguir aumentar a geração de leads e oportunidades de negócio, muitas empresas recorrem à mídia paga, até porque sabe que as estratégias não podem se limitar ao engajamento orgânico, com outros objetivos visados. Na hora da escolha, as principais são: Google AdWords e ao Facebook Ads. Especialmente pela rapidez e facilidade dessas plataformas para se criar novas campanhas e a velocidade com que os resultados aparecem. Afinal, muitas pessoas estão lá e as ferramentas são bastante inovadoras.
Por serem canais também orgânicos, eles são acessíveis a qualquer um que queira começar a anunciar seu produto ou serviço. Devido a essa facilidade, é também comum encontrarmos pessoas que não atingiram o resultado esperado, e por isso não acreditam que um novo investimento possa ter um bom retorno.
Essa mentalidade vale até para diretores de marketing, que acumulam experiências relacionadas a agências sem expertise ou mesmo ferramentas antigas.
A falta de retorno e bons resultados também estão relacionados, em muitos casos, à falta de alinhamento do investimento com a estratégia de marketing da empresa. Esse cenário leva à campanhas digitais não otimizadas e sem objetivo claro. Muitas vezes traçadas sem mesmo ter claro para qual público ela é destinada.
Claro que é preciso testar, mas deve haver um plano estratégico, conhecimento, mensuração de resultados e aí, sim, após essa análise, haver um replanejamento.
Mas, o primeiro passo é entender que os anúncios não vendem por si só e há uma dinâmica em cada uma dessas ferramentas a serem estudadas e utilizadas. O perfil do público-alvo presente em cada canal, as otimizações e as práticas que farão diferença nos resultados são alguns dos pontos a serem analisados.
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