Com certeza você já deve ter se deparado com anúncios online enquanto navegava pela internet.
Seja por meio de posts patrocinados, vídeos, banners ou aparições em resultados de pesquisas, a gestão de tráfego pago se tornou indispensável para boa parte das empresas.
Isso se deve ao fato de que cada vez mais pessoas utilizam a internet, fazendo com que a rede se consolide como o principal meio de comunicação da atualidade.
Essa relevância se fortaleceu ainda mais após a pandemia de covid-19, que assolou o Brasil e o mundo entre 2020 e 2021.
Com o isolamento imposto pelas medidas de contenção ao vírus, boa parte de nossas relações cotidianas passaram a ser intermediadas pela rede mundial de computadores, intensificando sua importância.
Neste cenário, a publicidade no meio digital também encontra espaço – e audiência – para crescer, fazendo com que cada vez mais sejamos impactados por anúncios na internet.
Para se ter uma ideia, em 2021, os anúncios online cresceram 27% no Brasil. Os dados são do estudo Digital AdSpend, do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), produzido em parceria com a Kantar Ibope Media.
Os números de 2022 ainda não foram divulgados, mas a expectativa é que o crescimento seja bastante expressivo novamente.
Levantamento inicial indica que, no primeiro semestre, a publicidade digital já havia crescido 12% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Tudo isso demonstra que os anúncios digitais estão cada vez mais fortes e, se sua empresa não quer ficar de fora da corrida pela atenção dos consumidores no mundo virtual, é muito importante adotar esse tipo de estratégia.
Quer saber mais sobre como funcionam os anúncios, quais os tipos e como investir? Vem com a C3dWeb que a gente explica tudo que você precisa saber!
Confira no artigo:
Como funcionam os anúncios online?
Para um bom investimento nos anúncios online, é importante entender como funcionam os mecanismos que fazem com que sua propaganda apareça para a pessoa certa, no momento certo da compra.
Antes de mais nada, assim como nos anúncios físicos, é preciso criar um conteúdo relevante e que chame a atenção do público alvo.
Além disso, também é necessário investimento financeiro para que as plataformas – gerenciador de anúncios das redes sociais e do Google, por exemplo – exibam sua propaganda.
Os valores variam de acordo com o objetivo da campanha – que pode ser remarketing, conversão, alcance, tráfego, entre outros – e a quantidade de tempo pela qual o anúncio será veiculado.
Logo, quanto mais longa a campanha, mais público atingido e mais conversões geradas, maior também será seu custo.
Mesmo assim, é importante ressaltar que, quando consideramos o fator tempo, esse tipo de publicidade é uma das melhores estratégias de marketing, já que costuma gerar mais resultados, em um período menor.
Além disso, por meio do tráfego pago, é possível controlar os gastos e acompanhar resultados, o que possibilita um investimento mais certeiro.
Quais são os principais tipos de anúncios online?
Antes de iniciar uma campanha publicitária no meio virtual, é importante considerar que existem diversos tipos de anúncios que podem ser criados neste ambiente.
Cada um deles é recomendado para determinado objetivo e público e, portanto, é necessário considerar sua estratégia e o perfil de sua empresa para escolher o mais adequado.
Veja quais são os principais tipos de anúncios online a seguir:
Links patrocinados nos buscadores
Quando realizamos uma busca em mecanismos como o Google e o Bing, além dos resultados orgânicos, nos deparamos com anúncios em formato de links patrocinados.
Comumente, esses anúncios têm a ver com o que o usuário está pesquisando, ou seja, aparecem para seu consumidor em potencial em um momento no qual ele está dedicando atenção especial àquele assunto.
Essa é uma excelente forma de aumentar a visibilidade da sua marca, atingindo especialmente quem está interessado no que ela tem a oferecer.
Banners, janelas pop-ups e anúncios gráficos
Outra possibilidade para quem quer investir na publicidade online são os anúncios realizados na rede de display do Google.
Essa modalidade permite que sua propaganda apareça em sites, blogs, portais de notícias e apps -, impactando o usuário em diferentes ocasiões.
As propagandas podem ficar posicionadas na parte superior, inferior ou nas laterais das telas, assim como aparecer no formato de pop-ups. Nelas também é possível utilizar recursos como imagens, textos ou vídeos.
Utilizando soluções de aprendizado de máquina, as campanhas de display do Google permitem alcançar público qualificado, de acordo com a sua meta.
Assim, sua mensagem irá aparecer de forma estratégica para possíveis clientes, no lugar e na hora certa.
Vale lembrar que a rede de display do Google conta com mais de 35 milhões de sites e apps parceiros, representando possibilidades praticamente infinitas para a expansão da sua marca.
Posts patrocinados em redes sociais
Em média, o brasileiro passa mais de 11 horas semanais conectado às redes sociais. Já imaginou utilizar esse espaço para divulgar seus produtos e serviços?
Por meio de posts patrocinados, que são impulsionados por sistemas como Facebook Ads, LinkedIn Ads e Instagram Ads, é possível alcançar um grande número de usuários.
Com a segmentação, conseguimos definir e impactar diretamente nosso público prioritário, ou seja, aquele grupo de pessoas que podem se tornar clientes da sua empresa.
Além de contribuir para aumentar a visibilidade da marca entre novos compradores, as redes sociais são uma excelente maneira de estabelecer conversas com sua base de clientes, ajudando no processo de fidelização.
Logo, se bem estruturada, essa estratégia pode ser bastante benéfica para a construção de autoridade, fazendo com que sua marca se torne referência dentro do segmento de atuação no qual está inserida.
Ou seja, os benefícios vão muito além da compra e venda e podem ser observados tanto no curto quanto no longo prazo.
Anúncios audiovisuais em plataformas de vídeos
Por fim, outra excelente maneira de divulgar o seu negócio é por meio de vídeos em plataformas especializadas neste formato de conteúdo, como YouTube.
A ferramenta faz parte do Google Ads, permitindo também a segmentação do público conforme interesses, ajustes e acompanhamento das métricas estabelecidas.
Uma grande vantagem dos anúncios audiovisuais é que, cada vez mais, os vídeos se destacam nas estratégias de conteúdo, apresentando ótimo alcance e excelentes resultados.
Além disso, o YouTube está entre os websites mais visitados em todo o mundo, com mais de 2 bilhões de acessos mensais, portanto vale a pena estar presente na plataforma.
Vantagens dos anúncios online
Agora que você já conhece algumas das principais modalidades de anúncios online, vamos às suas vantagens.
Para começar, a publicidade online é bastante acessível, chegando a custar até 62% menos do que os formatos tradicionais.
Na prática, isso significa que os anúncios digitais ajudam a otimizar o orçamento de marketing da sua empresa e, com valores relativamente baixos, já conseguimos obter alguns resultados relevantes.
Além disso, diferente do que acontecia com as propagandas nos meios de comunicação tradicionais, mesmo empresas de pequeno e médio porte conseguem investir em propagandas online.
Assim, é possível alcançar um grande contingente de internautas, em várias regiões do planeta e em qualquer horário, aumentando sua área de contato com o público em potencial.
A segmentação – que já mencionamos anteriormente – permite otimizar os valores investidos, fazendo com que as campanhas se destinem somente àqueles públicos que fazem sentido para sua marca, de acordo com a faixa etária, nível socioeconômico, localização geográfica, etc.
Por fim, outra grande vantagem dos anúncios online é a possibilidade de análise de métricas que oferecem.
Com elas, é possível mensurar a quantidade de visualizações dos anúncios, cliques em links patrocinados e volume de acessos a partir de uma publicidade virtual.
Desse modo, identificamos as campanhas bem sucedidas e quais precisam passar por ajustes, resultando em ações mais estratégicas.
Como investir em anúncios online?
Como pudemos perceber, a gestão de tráfego pago oferece inúmeras vantagens e oportunidades para fazer com que sua empresa se destaque frente aos concorrentes.
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